Apresentação

Apresentação
Rauer Ribeiro Rodrigues

1

Esta apresentação se divide em três partes. Nesta primeira, falamos da gênese do trabalho conjunto realizado e agradecemos as parcerias que viabilizaram o 6º Seminário do GPLV. Na segunda parte, registramos o conteúdo destes Anais e, na terceira, fazemos breve balanço dos cinco anos de atividades do GPLV.

Desde sua concepção, o GPLV se constituiu como um Grupo de Pesquisa que se abre para além das fronteiras de uma sede fixa: foi formalizado em Ituiutaba, MG, durante um evento, tendo por coordenador um professor lotado em Corumbá, no Câmpus do Pantanal da UFMS; no grupo fundador tínhamos pós-graduandas do Mestrado em Estudos de Linguagens, da UFMS de Campo Grande, e do Mestrado em Letras, da UFMS de Três Lagoas; ampliava ainda esse espírito difusor a origem dos pesquisadores ─ goianos, mineiros, paulistas, sul-mato-grossenses ― e o local em que residiam ― Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ilha Solteira (SP), Pereira Barreto (SP) e Três Lagoas (MS).

Tal gênese tem se manifestado nas articulações internas e externas do GPLV. Realizamos agora nosso 6º Seminário, que teve por palco o Câmpus de Aquidauana da UFMS. Antes, passamos novamente por Ituiutaba, assim como por Corumbá e por Três Lagoas. A vocação “agregodifusora” se manifestou em outras ocasiões, abrindo o Seminário para outras vozes além das integrantes do Grupo; agora, se vincula ao Curso de Letras da UFMS de Aquidauana para a realização do evento.

Registremos que tal integração só se mostrou possível pela forma de pensar e agir dos professores do Curso de Letras do CPAQ, a quem agradecemos, e em especial agradecemos à Profa. Janaína Zaidan Bicalho Fonseca, coordenadora do Curso, e ao Prof. Marcos Rogério Heck Dorneles, pela gestão local que viabilizou o evento. É preciso também que se registre a postura e o empenho dos monitores do CPAQ e da equipe do GPLV nas diversas fases do evento: a divulgação inicial, a realização em si do evento, a atualização das informações no Portal do GPLV, a emissão dos certificados e a preparação deste volume. Em particular, cabe aqui o registro da eficiência do trabalho da Prof.ª Eunice Prudenciano de Souza, da doutoranda Pauliane Amaral, da mestranda Natália Tano e do graduando Igor Iuri Dimitri Nakamura.

Cabe também ressaltar a participação dos professores-debatedores que analisaram os projetos, apontaram equívocos, indicaram possibilidades, propuseram bibliografia complementar. Neste 6º Seminário, foram os professores Carlos Martins Júnior (CPAQ/UFMS) e Júlio Augusto Xavier Galharte (CPAN/UFMS).

O evento se desdobrou com uma noite e uma tarde de atividades no Câmpus do Pantanal, em Corumbá. Para tanto, além da efetiva participação dos acadêmicos, ressalte-se o incentivo a tal participação por parte dos colegas dos cursos de licenciatura e de pós-graduação do CPAN, e à divulgação efetivada pelas coordenadoras das duas habilitações em Letras, profas. Adriana Viana Postigo Paravisine e Alcione Maria dos Santos.

O Curso de Letras, UFMS, CPAQ, e o “Grupo de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa, GRUPELP”, coordenado pela Profa. Janaína Zaidan Bicalho Fonseca, propiciaram a exposição e o debate de vários trabalhos acadêmicos realizados no CPAQ. Dentre eles, destacamos estudos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de pós-graduação, inseridos nos seguintes projetos de pesquisa: “Leitura e escrita no ensino médio: demandas para a ação e a formação de professores, caminhos para novas práticas”; “As estratégias de didatização constitutivas do agir da identidade do professor de português: efeitos das representações sobre a atividade docente no processo de ensino”; “Novos Letramentos e Multiletramentos no Ensino de Línguas em Letras: ressignificando em tempos globais”; “O discurso do MST sobre Educação Básica: a construção da identidade do Sem Terra”; “Léxico dialetal no português do Brasil: em busca de traços de ruralidade e de urbanização”; “Tesouro do léxico patrimonial galego e português: Brasil”; “Estudos terminológicos em Mato Grosso do Sul”.

O Seminário destacou-se como um momento e um espaço de aprofundamento dos debates acerca das vertentes teóricas, críticas e metodológicas sobre língua, linguística e ensino; além disso, concretizou-se como uma instância de interação entre professores, acadêmicos e pesquisadores de diversos campi da UFMS e de outras instituições de ensino.

Sobre o GPLV, o apresentamos em detalhe no último bloco desta Apresentação.




 Estes Anais do 6º Seminário do GPLV trazem, além da programação completa realizada, o resumo das comunicações, das palestras, dos minicursos e da oficina pedagógica, e a quase totalidade dos textos apresentados. Os resumos e os artigos estão divididos em duas secções: Linguística e Literatura.

Os resumos dos estudos linguísticos estão subdividos em: 1. Estudos do discurso e do texto; 2. Metodologias para o ensino de línguas maternas e/ou estrangeiras; e 3. Novos e múltiplos letramentos. Os resumos dos estudos literários estão em dois blocos: 1. Literatura brasileira contemporânea; 2. Literatura, teoria e crítica.

Os resumos das palestras, dos minicursos e da oficina pedagógica são apresentados, nesta sequência, em secções específicas. Dentro de cada secção, seguimos a ordem alfabética do primeiro nome do autor ou, se for o caso, do primeiro autor. Já os artigos completos são divididos entre Estudos Linguísticos e Estudos Literários, mantendo internamente a sequência alfabética correspondente ao primeiro nome do autor ou do primeiro nome do primeiro autor.

O evento, como se pode verificar na programação, contou, como um todo, com 42 Comunicações e dez Palestras.

Além das Comunicações e Palestras, tivemos nove projetos discutidos, duas defesas de TCC e atividades culturais. Ao término do evento, ficou indicada a realização do 7º Seminário do GPLV para o período de 23 a 25 de novembro deste ano em Três Lagoas.




Apresentamos, a seguir, um pequeno esboço da trajetória do GPLV, que completou cinco anos neste maio de 2016.

O Grupo foi criado no dia 13 de maio de 2011, durante a 4ª Semana Luiz Vilela, evento que ocorreu na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, terra natal do escritor Luiz Vilela. O Grupo era então constituído por mestrandas da área de estudos literários de programas de pós-graduação da UFMS, tendo por sede o PPG-Letras do Câmpus de Três Lagoas. Logo em seguida, criamos um Blog para divulgar as atividades do Grupo e nele constituir portal com a fortuna crítica do escritor Luiz Vilela. A criação do Grupo e a efetivação dessas ações estavam previstas no Projeto de Pesquisa “A poética de Luiz Vilela”, proposto por mim no início de 2011, com encerramento previsto ─ no cronograma do Projeto ─ para agosto de 2016.

O grupo original que compôs o GPLV e defendeu dissertação sobre a obra de Luiz Vilela era composto pelos seguintes pesquisadores, seus respectivos trabalhos e ano de defesa:

  1. Laura Eliane de Magalhães Alvarez Delgado. A alteridade em narrativas de Luiz Vilela. 2012. 
  2. Janaína Paula Malvezzi Torraca da Silva. Eros e civilização em Luiz Vilela: a repressão sexual em contos no ambiente escolar. 2013. 
  3. Pauliane Amaral. A função-autor no roman à clef: personagem e narrador em O inferno é aqui mesmo, de Luiz Vilela. 2013. 
  4. Raquel Celita Penhalves dos Reis. O antropófago mineiro: um estudo sobre a ficção de Luiz Vilela. 2013. 
  5. Rosana da Silva Araújo. Ficção e História em Os novos, de Luiz Vilela. 2013. 

Antes desses trabalhos, havíamos já orientado as seguintes pesquisas sobre a obra de Luiz Vilela em cursos pós-graduação da UFMS, com os respectivos anos de defesa:

  1. Londina da Cunha Pereira. O chiste epifânico em Luiz Vilela: o riso, do humor à sátira, nos contos de A cabeça. 2010. 
  2. Rodrigo Andrade Pereira. Tormenta e resignação: traços do Bildungsroman em contos de Luiz Vilela. 2010. 
  3. Aline de Jesus Sena. Da submissão à dominação ― as mulheres na obra de Luiz Vilela. 2011. 
  4. Isaías Leonídio Farias. O erotismo no romance Graça, de Luiz Vilela. 2011.
  5. Ronaldo Vinagre Franjotti. O mundo como GRAÇA e representação - polifonia, epifania e niilismo em Luiz Vilela. 2011. 

Posterior à criação do GPLV, e até o momento, tivemos mais duas dissertações defendidas:

  1. Lucas Fernando Gonçalves. A "Graça" do Nada: alguns aspectos filosóficos da ficção de Luiz Vilela. 2014. 
  2. Karina Torres Machado. Literatura, escolarização e práticas de ensino: a recepção de contos de Luiz Vilela no Ensino Fundamental. 2015. 

Em agosto, teremos a defesa de mais uma dissertação:

  1. Angela Nubiato Lopes. A obra de Luiz Vilela na formação de leitores no Ensino Fundamental. Início: 2014. 

O GPLV, nestes cinco anos, ampliou em muito o rol de pesquisadores e passou a ter, além de mestrandos de mestrados acadêmicos, pesquisadores do Profletras - Mestrado Profissional em Letras, doutorandos, graduandos em iniciação científica, planos de trabalho de TCC's e uma pesquisa de pós-doutoramento. Um TCC foi concluído em 2015 e dois Pibics serão concluídos em 2016. No momento, temos, no âmbito do Grupo, mais seis TCC’s em andamento, quatro pesquisas de mestrado, cinco pesquisas de doutorado e uma pesquisa de pós-doutorado.

Essas pesquisas são todas orientadas pelo Prof. Rauer, exceto as duas de Iniciação Científica e um mestrado, cuja orientação cabem à Profa. Dra. Kelcilene Grácia Rodrigues, do PPG-Letras Mestrado e Doutorado da UFMS de Três Lagoas; os Pibic’s se voltam para o levantamento da fortuna crítica de obras de Luiz Vilela, e o mestrado pesquisa os nomes das personagens do volume de estreia do escritor, Tremor de terra (1967).

Registre-se que algumas das pesquisas sob orientação do Prof. Rauer não se voltam para o estudo da obra de Luiz Vilela, mas de outros autores da literatura brasileira contemporânea. O coordenador do Grupo, além do estudo de pós-doutorado que realizou na UERJ sobre a obra de Machado de Assis, tendo por supervisor o Prof. Roberto Acízelo, tem orientado também pesquisas sobre regionalismo e sobre microconto, assim como de autores os mais variados, como Manoel de Barros, Clarice Lispector, Autran Dourado, Mário Prata, Vargas Lhosa e a escritora Alciene Maria Ribeiro Leite de Oliveira, que planeja a reedição de todos os seus livros, assinando como Alciene Ribeiro.

No âmbito das produções acadêmicas, até a constituição do GPLV, havia sido produzida uma única tese sobre o escritor, defendida em 2006 pelo hoje coordenador do Grupo, Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues, e quatro teses com capítulos sobre Luiz Vilela; outra tese, na UFSC, foi defendida em 2015.

O volume de dissertações anteriores ao GPLV era maior: haviam sido defendidas, até 2011, dez dissertações sobre a obra de Vilela, a primeira em 1992; de 2011 até o momento, mais treze dissertações foram defendidas, sendo que onze delas foram orientadas pelo Prof. Rauer.

Essas informações, com referência completa e links para a maioria dos trabalhos, está disponível na aba "Fortuna Crítica" do Blog do GP Luiz Vilela, em relação que também inclui os TCC's e monografias de especialização, além de rol de artigos e filmografia baseada na obra do escritor.

O GPLV realizou, ao longo desses cinco anos, seis Seminários de Pesquisa, fazendo-os ― além da sede do Grupo, em Três Lagoas ― em Ituiutaba, com a presença do escritor durante os debates, e nos campi da UFMS de Aquidauana e Corumbá (para ver detalhes do mais recente, acesse no menu do Blog a aba "Eventos"). Tem ainda realizado, mensalmente, reuniões como Grupo de Estudos, debatendo aspectos pontuais da teoria literária ou da obra de Luiz Vilela. As convocatórias e atas de algumas dessas reuniões estão disponíveis nas notícias postadas no Blog do Grupo.

Consolidado no modo de atuação, o GPLV estabeleceu, nos dois últimos anos, diversas parcerias com outros pesquisadores, na UFMS e em outras instituições, ampliando e diversificando seus interesses, conforme exemplifica estes Anais do Seminário recentemente realizado e a participação de membros do Grupo em congressos e outras atividades acadêmicas em diversas outras instituições.

Ao agradecer a todos os que participaram do evento em Aquidauana e a todos os que enviaram seus artigos para estes Anais, deixamos o convite para novo encontro em Três Lagoas, em novembro próximo.

Boa leitura, e até lá!

Corumbá, 12 de junho de 2016.